terça-feira, 30 de março de 2010




Movimentos das placas tectônicas-filme "Viagem ao centro da Terra"

Na teoria da tectónica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crusta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto. Numa escala temporal de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido super-aquecido e extremamente viscoso, mas em resposta a forças repentinas, como os terramotos, comporta-se como um sólido rígido.
A litosfera encontra-se fragmentada em várias placas tectónicas e estas deslocam-se sobre a astenosfera.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tectónica_de_placas#Causas_do_movimento_das_placas
Filme: A viagem ao centro da Terra
Trevor é um professor de ciências cujas teorias nada ortodoxas o transformaram em motivo de piada no meio acadêmico. Mas durante uma expedição na Islândia, ele, seu sobrinho Sean e a bela guia Hannah, se deparam com uma impressionante descoberta que os transporta para uma fantástica jornada bem abaixo da superfície da Terra. Eles terão a mais inacreditável aventura de suas vidas, encontrando maravilhas como piranhas voadoras, pássaros brilhantes, cogumelos gigantescos, serpentes marinhas, plantas carnívoras e até mesmo um dinossauro! Apenas uma coisa é certa: quando você está a 6 mil quilômetros abaixo da superfície, tudo pode acontecer!
Fonte:http://www.interfilmes.com/filme_19230_Viagem.ao.Centro.da.Terra.O.Filme-(Journey.to.the.Center.of.the.Earth).html

terça-feira, 23 de março de 2010

Camadas Terrestres


Dá para cavar um buraco que atravesse a Terra?

Há muito tempo alguns cientistas tentam desvendar do que é formado o interior da Terra. A maior perfuração já realizada na crosta terrestre não ultrapassou 17 km de profundidade, pois é

um processo difícil e caro.

Crosta: é a fina camada exterior que envolve o planeta. Tem consistência sólida e flutua sobre

um material fundido, denominado magma, que fica na parte superior do manto.

Manto: é a camada mais espessa, possui uma parte sólida e outra fundida onde se encontra o magma, que apresenta elevadas temperaturas.

Núcleo: é a camada mais profunda, formada principalmente por minério de ferro e níquel. Sua temperatura é elevadíssima, ultrapassando cinco mil graus Celsius.


Se você bater em uma parede ou em um objeto de madeira para saber se seu interior é oco, quem lhe dará a resposta será o som, ou seja, as vibrações sonoras. Para estudar o interior da Terra, vibrações semelhantes, causados pelos terremotos, foram analisadas. Elas são conhecidas como ondas sísmicas, e, por meio delas, os cientistas conseguiram ter uma idéia de como é o interior de nosso planeta.

terça-feira, 9 de março de 2010


Passagem de sólido para líquido (fusão)
No estado sólido as moléculas de H2O estão organizadas na forma de cristais de gelo (as moléculas estão firmemente agrupadas). Vale lembrar que quanto menor a temperatura, menos intensa é a agitação molecular
De repente algo fornece calor a esta estrutura estável de gelo, fazendo com que a agitação térmica das moléculas comece a aumentar gradativamente. Aos poucos as estruturas que formam o cristal de gelo (pontes de hidrogênio) vão se rompendo e o gelo (sólido) começa a "virar" água (líquido). O que está ocorrendo nada mais é que uma mudança de fase.
Com a pressão ambiente, que é de uma atmosfera (1 atm), a temperatura onde o fenômeno acima ocorre é de 0ºC.
Mas este fato não ocorre somente com o gelo. Muitas outras substâncias cristalinas e homogêneas passam por isso, só que não exatamente na mesma temperaturas que a mostrada no exemplo acima. Veja uma tabela com as temperaturas onde ocorre a fusão (passagem do estado sólido para o líquido) em algumas outras substâncias (sempre a pressão ambiente)
Mudanças de estado físico
As substâncias podem mudar de estado físico (sólido, líquido, gasoso etc) e isso depende principalmente das condições de pressão e temperatura a que estão expostas.
Existem nomes que representam cada uma destas "passagens" entre estados físicos .

terça-feira, 2 de março de 2010


O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.
Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -10,912 m).
Sua forma grosseiramente circular é delimitada por margens continentais activas (que correspondem ao círculo de fogo do Pacífico) sob as quais se afunda uma crusta oceânica em rápida expansão.
Descoberto pelos europeus em 1513 (Balboa) e transposto pela primeira vez em 1520 (Fernão de Magalhães), o Pacífico tem assistido a um crescimento de sua importância como via de ligação entre algumas das regiões de maior dinamismo econômico da atualidade (Extremo Oriente e costa ocidental da América do Norte