terça-feira, 29 de junho de 2010

O LIXO











PARA ONDE VAI TODO E LIXO???
No aterro sanitário de Nova Friburgo, são depositados 155 mil quilos trazidos todos os dias, o equivalente a 40 mil toneladas por ano.
Existem vários tipos de lixo: orgânico – são folhas, papéis, restos de alimentos, ossos, madeiras, etc. E o inorgânico – são vidros, plásticos, metais; enfim, tudo que é produzido pelo homem.
Tratar o lixo doméstico traz benefícios para a população e para o meio ambiente.
A palavra lixo pode ter definições e sentidos diferentes. Para muitas pessoas, é algo sem valor ou utilidade. Mas para outras, pode ser a principal fonte de renda. Na cooperativa que funciona junto à EBMA em Nova Friburgo, existem 38 catadores que sustentam suas famílias com um salário mínimo que ganham por mês.
Dona Maria de Oliveira trabalha na cooperativa e revela que considera a sua função muito importante: “gosto daqui e dos meus colegas”. A catadora diz ainda que encontra diversos objetos no lixo: “já achei rádio que funciona, o relógio que estou usando e celular”.
Todo o lixo da cidade vai primeiro para a usina onde é separado tudo que tem utilidade, o que não tem é soterrado no aterro sanitário.
Segundo o coordenador do Centro de Educação Ambiental, Fernando Cavalcante, a coleta seletiva serve para limpar a sociedade e a natureza.
Serve como fonte de recursos naturais, de matéria-prima e fundamentalmente serve ao meio ambiente à medida que todo esse conjunto de benefícios vai trazer para a humanidade e garantir a sustentabilidade do século XXI.
Hoje, a coleta seletiva está garantindo que boa parte desse lixo não vá mais para a natureza por um lado e garantindo matéria prima para as indústrias. A reciclagem é a melhor e mais barata forma de preservar o meio ambiente através do processo de reutilização de materiais orgânicos e inorgânicos, a quantidade de matéria prima extraída da natureza é reduzida e a quantidade de lixo nos aterros sanitários também. A reciclagem é um benefício a natureza, a sociedade e é um grande ganho: renda e emprego para as pessoas que estão envolvidas nisso.
Para ter uma idéia é necessário derrubar 20 árvores para produzir uma tonelada de papel.
Uma das alternativas para diminuir o desmatamento é a reciclagem.
Nos Estados Unidos e Europa 40% do lixo é reciclado, enquanto no Brasil, apenas 2%.

FONTE:http://www.friweb.com.br/noticias/noticia776-voc%C3%AA+sabe+para+onde+vai+o+lixo+recolhido+da+sua+casa.html






O LIXÃO










O que é um "lixão"
Lixão é a disposição final de lixo sem qualquer tratamento. É o meio que mais causa danos ao homem e ao meio ambiente e - pasmem! - é o mais usado no Brasil!

Mais de 90% do lixo em todo o país é jogado ao ar livre. Essa lixarada toda traz vários problemas. Primeiro, junta bichos que podem causar doenças e até epidemias, como ratos, baratas, moscas e mosquitos. Depois, causa um cheiro absolutamente nojento, que maltrata tanto a população quanto o turismo, se for uma cidade que vive disso.

Muito grave também é o fato de que a decomposição do lixo gera o chorume, um líquido que contamina o solo, o ar e os recursos naturais de água. Ou seja, as populações mais ou menos perto dos lixões podem estar bebendo e usando água contaminada, sem saber!

Como os lixões não são controlados nem medidos por ninguém, qualquer pessoa ou empresa que não raciocina muito bem pode jogar ali resíduos perigosos, como lixo hospitalar, produtos radioativos ou muito tóxicos, que deveriam ter um tratamento especial.

O lixão a céu aberto também atrai catadores de lixo (adultos e crianças que se contaminam com doenças variadas!) e animais domésticos, que comem aqueles restos.

Algumas soluções
Há algumas opções, melhores que o lixão: bons projetos de reciclagem diminuem a quantidade de lixo, porque garrafas PET, vidros etc. passam a ser reutilizados, criando-se com eles novas garrafas, móveis e até casas de verdade!

O aterro controlado é uma opção ruim (nesse caso, o lixo recebe uma camada de terra por cima), porque continua a haver contaminação do ambiente através do chorume e dos gases (irc!). O aterro sanitário é uma solução melhor: é um processo mais complicado, onde os resíduos sólidos (ou seja, o lixo!) são "arrumados" no solo de acordo com um projeto de engenharia que envolve a drenagem dos líquidos e dos gases. E é possível também incinerar, ou seja, queimar o lixo, para diminuir seu volume. Essa incineração tem que ser feita de modo muito controlado, para não provocar poluição do ar nem um incêndio na região!





Fonte: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=685





O aterro sanitário





O aterro sanitário é uma forma de disposição final do lixo que tem como objetivo evitar danos e riscos à saúde pública e a segurança dos cidadãos, além de minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente.





Para a construção de um aterro, é comum se escolher um terreno com pouco valor comercial. Inicialmente, compacta-se a terra no fundo do aterro, que é recoberta por um plástico espesso e impermeável. É importante impermeabillizar o fundo do aterro para evitar que o chorume atravesse o solo e atinga os lençóis freáticos.





Depois de ser colocado sobre essa manta plástica, o lixo é coberto por uma camada de terra (por isso chama-se aterro). Novas camadas de lixo são depositadas e, novamente, recobertas por terra. Dessa forma, impede-se que o lixo fique ao ar livre, tornando-se foco de animais que transmitem doenças.É chamado sanitário, pois visa a impedir a propagação de doenças.





À medida que o lixo é aterrado, forma-se camadas sobrepostas.Em alguns aterros, essa "montanhas" de lixo pode atingir mais de 100 metros de altura!





Na construção do aterro sanitário, são feitas canaletas para que o chorume escorra e caia numa espécie de piscina impermeável. Dali, ele é levado para uma estação de tratamento antes de ser despejado em um rio.





O aterro controlado










Aterro Controlado
É uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e a sua segurança, minimizando os impactos ambientais. Este método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.

Esta forma de disposição produz, em geral, poluição localizada, pois similarmente ao aterro sanitário, a extensão da área de disposição é minimizada. Porém, geralmente não dispõe de impermeabilização de base (comprometendo a qualidade das águas subterrâneas), nem sistemas de tratamento de chorume ou de dispersão dos gases gerados. Este método é preferível ao lixão, mas, devido aos problemas ambientais que causa e aos seus custos de operação, a qualidade é inferior ao aterro sanitário.

Na fase de operação, realiza-se uma impermeabilização do local, de modo a minimizar riscos de poluição, e a proveniência dos resíduos é devidamente controlada. O biogás é extraído e as águas lixiviantes são tratadas. A deposição faz-se por células que uma vez preenchidas são devidamente seladas e tapadas. A cobertura dos resíduos faz-se diariamente. Uma vez esgotado o tempo de vida útil do aterro, este é selado, efetuando-se o recobrimento da massa de resíduos com uma camada de terras com 1,0 a 1,5 metros de espessura. Posteriormente, a área pode ser utilizada para ocupações "leves" (zonas verdes, campos de jogos, etc.).

O aterro controlado não é considerado uma forma adequada de disposição de resíduos porque os problemas ambientais de contaminação da água, do ar e do solo não são evitados, já que não são utilizados todos os recursos de engenharia e saneamento que evitariam a contaminação do ambiente.

No entanto, representa uma alternativa melhor do que os lixões, e se diferenciam destes por possuírem a cobertura diária dos resíduos com solo e o controle de entrada e saída de pessoas.





Fonte:http://www.santaceciliaresiduos.com.br/disposicao_final_aterro_controlado.html





INCINERAÇÃO










Consiste na queima do lixo a altas temperaturas em instalações chamadas "incineradores".

É um método de alto custo devido a utilização de equipamentos especiais. Neste método existe uma grande redução do volume do lixo, cerca de 3% do volume original.

No mundo o primeiro incinerador foi instalado na cidade de Nohinglam, Inglaterra, projetado e construído pôr Alfred Figer, em 1874.

No Brasil foi instalado em Manaus, em 1896 pelos ingleses. Em 1958 foi desativado pôr não mais atender as necessidades locais e pôr problemas de manutenção.

Atualmente existem modernos incineradores, inclusive no Brasil, entretanto, ainda existem muitos inconvenientes envolvendo seu uso. O problema mais grave deste método é o da poluição do ar pelos gases da combustão e pôr partículas não retidas nos filtros e precipitadores. Problemas estes muitas vezes ocasionados pela deficiência de mão-de-obra especializada.

Os gases remanescentes da incineração do lixo são: anidrido carbônico (CO2); anidrido sulfuroso (SO2); nitrogênio (N2); oxigênio (O2); água (H2O) e cinzas.

Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/incineracao-do-lixo.php

Reciclagem
O que é coleta seletiva, reciclagem e minimização de resíduos
Coleta seletiva
É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Reciclagem
É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

Minimização de resíduos
Chamamos de 3 Rs : primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.


Razões para reciclar :

CONTRIBUIÇÃO PARA A NATUREZA :
50 kg de papel velho = uma árvore poupada
1.000 Kg de papel reciclado= 20 árvores poupadas
1.000 Kg de vidro reciclado= 1300Kg de areia extraída poupada
1.000 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados
1.000 Kg de alumínio reciclado= 5000Kg de minérios extraídos poupados

Note que areia, petróleo e minérios são recursos naturais não renováveis.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :
Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.






Um comentário: