terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alergias

O que é alergia?



A alergia consiste em reações exageradas que o organismo sofre quando entra em contato com determinadas substâncias (alérgenos), mesmo que em quantidades pequenas. Cerca de 25% da população sofre de alguma forma de alergia. As formas alérgicas mais comuns são: a asma (bronquite alérgica ou bronquite asmática), a rinite alérgica e as alergias cutâneas.


A alergia é uma doença?


Trata – se mais de uma característica individual do que propriamente de uma doença. O indivíduo alérgico é aquele que reage de forma exacerbada a determinado estímulo, considerado normal para outro indivíduo não alérgico. Digamos que os indivíduos alérgicos possuem um limiar de tolerância inferior a certos estímulos.






Como ficamos alérgicos?


A alergia não aparece da noite para o dia. A cada vez que nosso organismo tem contato com uma substância estranha (antígeno), ele produz uma substância chamada de anticorpo. Este anticorpo se liga à determinadas células do nosso organismo e faz com que estas liberem substâncias responsáveis pelos sintomas clínicos das reações alérgicas.




O que é alérgeno?


O alérgeno é o termo usado para a substância que causa reação alérgica. Alguns estão no ar como o pólen ou os fungos; outros são encontrados em alimentos como por exemplo o leite, frutos do mar ou ovo. Alguns insetos tem alérgenos em seu veneno; assim como, certas plantas possuem também substâncias alergênicas. No ambiente doméstico, os alérgenos encontrados mais freqüentemente são os tão conhecidos “ácaros”.


Existe uma predisposição para a alergia?


Sabemos que crianças de pais alérgicos tem maior probabilidade de serem alérgicas. Crianças que possuem um de seus pais alérgicos tem 20 a 30% de serem alérgicas enquanto que filhos de ambos os pais alérgicos já tem uma probabilidade de 60%. Por outro lado, a alergia pode se desenvolver em qualquer fase da vida e até mesmo em pessoas sem histórico familiar; basta para isso, que a exposição deste indivíduo à determinado alérgeno ultrapasse o seu limiar de tolerância.
Quais são os diferentes tipos de alergias ?


Quando a reação alérgica ocorre no sistema respiratório, podemos ter desde de uma rinite alérgica até crises asmáticas de intensidades variáveis. Quando o órgão acometido é a pele, podemos ter desde de pequenas manchas avermelhadas como reações alérgicas à picada de insetos até reações urticariformes gigantes.






Como evitar as alergias?


Quando se conhece o responsável pela alergia como, por exemplo, em uma alergia alimentar, basta evitar o alimento na dieta. Quando o agente está presente no ar como a poeira ou fungos, podemos tentar reduzir o seu contato através do que chamamos de controle ambiental. Este consiste em cuidados diversos para diminuir o contato com os alérgenos no ambiente domiciliar, como por exemplo o uso de protetores plásticos de colchão e travesseiros, de pano úmido diariamente nos pisos da casa, a troca das cortinas por persianas etc. É possível também diminuir aos poucos a sensibilidade do indivíduo ao(s) alérgeno(s) através de imunoterapia (vacinas específicas) realizada com supervisão médica.


A influência do clima


O inverno é a época em que mais se agrava a freqüência de crises respiratórias, incluindo a asma. O tempo mais seco diminui as defesas e secreções das vias aéreas, deixando-as mais vulneráveis aos alérgenos. O frio e o fenômeno das inversões térmicas dificultam a dispersão de poluentes do ar, o que facilita a inalação de agentes que causam alergias. Além disso, as pessoas tendem a passar mais tempo em locais fechados e com maior aglomeração, o que facilita o contato com os alérgenos.
No verão, as alergias respiratórias tendem a melhorarmais firme e maior umidade do ar, porém, aparecem nesse período as alergias cutâneas e as de contato por substâncias usadas para a prevenção dos efeitos nocivos do sol.
É possível identificar os agentes responsáveis pelas alergias?


Além dos testes clínicos de provocação oral (exclusão e reintrodução do alimento “suspeito” na dieta ), existe hoje uma serie de métodos para avaliação diagnóstica das alergias , entre eles :


- Testes alérgicos que podem ser de leitura imediata (de 15 a 20 minutos); intradérmicos; de provocação ou de contato (resultado em 72 horas);


- Exame de sangue (dosagem de IgE total e específica): Neste teste são dosados anticorpos específicos contra uma grande variedade de alergenos como: frutas, grãos, peixes e frutos do mar, proteínas de porco e vaca ovo e laticínios, alergenos inalantes como pêlo de animais, insetos, poeira e gramíneas, drogas, fungos e alergenos ocupacionais.






Fonte: http://almanaquedobem.com/2009/06/01/alergias-o-que-e-quais-tipos-e-como-evitar/
.




Dicas para manter uma boa saúde



1Gurus da saúde Com dicas simples, preparadores físicos, nutricionistas e médicos, ajudam paulistanos a abandonar vícios, sair do sedentarismo, melhorar hábitos alimentares e, assim, conquistar a tão sonhada qualidade de vida. Obs. - parabenizo o trabalho do criador deste deste slide-show, que julgo ser José Maria. A edição, o realce a cores e as notas em () são responsabilidade de Holistica2000® que manteve a ortografia brasileira, pese a circunstância das dicas apresentadas serem universais à saúde e ao bem-estar do Homem, onde quer que ele viva. ( holistica2000@gmail.com)



Onze mandamentos de Nuno Cobra, preparador físico


2- Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador . "Ele é uma agressão ao organismo" 2- Alimente-se a cada três horas, em pequenas quantidades . 3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível . 4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana . Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte


5- Evite ficar nervoso . Em situações de stress, boceje e espreguice-se .
6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação . Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e esqueça-se da vida.
7- Tome ao menos dois banhos frios por dia . Esse hábito é energizante. (se não fôr capaz, finalize seu duche ou banho com um jacto de água fria ascendente, a começar no pé esquerdo e a terminar na mão direita)
 8- Nenhum tratamento funciona se não se abandonarem vícios e se não se adquirirem hábitos de higiene de vida .


9- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles . Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre.
10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente .
11 - Faça elogios com mais freqüência . Essa tática funciona como um ímã e faz com que todos queiram estar a seu lado.


Os cinco mandamentos de Alfredo Halpern, endocrinologista


1- Não se culpe por ser gordo . Procure ajuda e emagreça !
2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas . O importante é aprender a comer !
3- Não há alimento proibido . O segredo é não exagerar em nada !
 4- É possível comer bem e ter um peso normal .
5- Obesidade é uma doença e, às vezes , seu tratamento requer a intervenção de medicamentos, mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico !


Os cinco mandamentos de Fernanda Lima e Ari Stiel Radu, reumatologistas
1- Não pratique exercícios em locais expostos à poluição , como avenidas movimentadas. Escolha horários com menos tráfego ou deixe para se exercitar em casa, numa esteira, por exemplo.


2- A regularidade traz mais benefícios à saúde do que a intensidade da atividade física.
3- Fique atento à postura . Se você não se cuidar, todo o seu esforço com atividades físicas poderá ser em vão. 
4- Seja paciente com seu corpo . Em um mês, você não vai recuperar o atraso de dez anos.
5- Não se exercite em horários de calor excessivo, para não sofrer desidratação. ( fazê-lo, acelera a oxidação celular, logo o envelhecimento prematuro do organismo. O mesmo se passa quando se pratica actividade física em ambientes poluídos ou não aromatizados )


Os cinco mandamentos de Mauricio Hirata, clínico geral 1- Arrume um espaço na agenda para fazer ginástica , como o horário do almoço.


2- Coma alimentos saudáveis . Se for o caso, leve a comida de casa.
3- Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ou apartamento e observe os movimentos dos animais . "É excelente para relaxar“.
4- Não perca muito tempo de seu dia no trânsito . Se você mora longe do trabalho, mude-se para mais perto
 5- Deixe a janela do quarto entreaberta . Se você tem dificuldade em acordar de manhã, a luz ajuda o cérebro a perceber que já é dia.


Os cinco mandamentos de Tânia Rodrigues, nutricionista


1- Acostume-se a beber mais água . Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho e outra dentro do carro.
 2- Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária . Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer.
3- Não saia de casa sem se alimentar . Se sua refeição for apenas um cafezinho, pelo menos acrescente um pouco de leite à xícara.


4- O jantar deve ser a refeição mais leve do dia . Se você tem mais fome à noite, faça um esforço e coma menos nesse horário. O corpo se acostumará e você terá mais apetite de manhã.
5- Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidrato trinta minutos antes das atividades físicas . Isso vai melhorar seu rendimento


Os cinco mandamentos de Hong Jin Pai, acupunturista


1- Reclamar da vida só causa stress . Em vez de resmungar porque faz frio, vista um agasalho.
2- Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisa amar o que faz .
3- Aproveite o trânsito para escutar alguma música de que goste, estudar um idioma ou, se não estiver dirigindo, ler.
4- Seja otimista . Lembre-se de que todas as crises são passageiras.
5- A terceira idade deve ser a melhor fase da vida. Estude, exercite-se e leia. Ficar parado acelera o envelhecimento .


Doenças reemergentes e emergentes

Doenças reemergentes são aquelas devidas ao reaparecimento ou, aumento do número de infecções por uma doença já conhecida, mas que, por ter vindo causando tão poucas infecções, já não estava sendo considerada um problema de saúde pública.



CÓLERA: A cólera reapareceu em países onde ela já havia previamente desaparecido a medida em que as condições de saneamento e alimentação se deterioraram. Em 1991, na América do Sul, mais de 390 mil casos foram notificados, sendo que por um século não se registravam casos de cólera.
DENGUE: A dengue se espalhou por vários países do sudeste asiático desde a década de 50 e reemergiu na América na década de 90, como consequência da deterioração do controle ao mosquito e a disseminação do vetor em áreas urbanas.
DIFTERIA: Reemergiu na Federação Russa e algumas outras repúblicas da antiga União Soviética em 1994 e culminou em 1995 com mais de 50.000 casos relatados. A reemergência está associada a um declínio dramático nos programas de imunização seguidos de uma “falência” nos serviços de saúde que se iniciou com o fim da URSS.
FEBRE RIFT VALLEY(RVF) : Doença caracterizada por febre e mialgia, mas em alguns casos progride para retinite, encefalite ou hemorragia. Seguindo uma anormal temporada chuvosa no Kenya e na Somália no fim de 1997 e início de 1998, RVF ocorreu em vastas áreas , causando febre hemorrágica e morte pela população humana. O severo grau desta doença se deve a muitos fatores, incluindo condições climáticas, mal nutrição e possivelmente, outras infecções.
FEBRE AMARELA: Exemplo de doença para a qual há várias vacinas mas, devido ao uso não generalizado para todas as áreas de risco, epidemias continuam a ocorrer. A ameaça da febre amarela está presente em 33 países africanos e 8 sul americanos. É comum em florestas tropicais onde o vírus sobrevive em macacos. As pessoas levam vírus para os vilarejos e a simples presença de um vetor espalha rapidamente a doença, que mata facilmente pessoas imuno-suprimidas.
TUBERCULOSE: A tuberculose se comporta como uma doença reemergente devido ao aumento gradativo de casos no passar dos últimos anos. Isto se dá devido ao processo de seleção responsável pela existência de cepas altamente resistentes a antibióticos. Além disso, o HIV contribui largamente para a manifestação da doença.


Doenças emergentes são doenças cuja incidência em humanos foi aumentada durante as últimas duas décadas ou que poderão ameaçar a humanidade num futuro próximo. O termo se refere a doenças que se espalharam recentemente ou doenças que apareceram recentemente numa área geográfica na qual provocaram problemas de saúde pública realmente alarmantes em local , regional ou global escala como a cólera na América do Sul e a febre amarela no Kenia. Ele também se refere a doenças que foram uma vez facilmente controladas por quimioterapia ou antibióticos, mas desenvolveram resistência. Essas doenças são transmitidas de diversos modos: tanto de pessoas para pessoas quanto por insetos, animais ou através da água ou comida contaminada. Como exemplo apresentamos quatro das mais importantes:

- Ebola vírus: Os primeiros registros ocorreram em 1976 e a descoberta do vírus foi reportada em 1977. Casos ocorridos em aborígenes africanos foram confirmados em quatro países: Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gabão e Sudão. Em junho de 1997,1054 casos foram reportados para Organização Mundial de Saúde, dos quais 754 foram fatais. Macacos infectados com uma cepa asiática do Ebola foram importados das Filipinas para os EUA em 1989 e 1990 e para a Itália em 1992. Essa cepa asiática Ebola Reston não apareceu ainda como causadora de doenças em humanos.
* O vírus Ebola é considerado como agente etiológico de uma doença nova e também emergente. Para saber mais sobre ele clique em doenças novas.
-Hepatite C : Identificado em 1989, esse vírus é agora conhecido como sendo a maior causa de hepatite pós - transfusional no mundo, com aproximadamente 90% dos casos no Japão , EUA e leste da Europa . É estimado que 3% da população mundial está infectada , quase que 170 milhões são portadores crônicos com risco de desenvolver a cirrose hepática ou o câncer de fígado .
-Encefalite Espongiforme: É um recente exemplo de doença emergente , é uma nova variante da doença de Creutzfeldt – Jakob ,que foi primeiramente descrita no Reino Unido em 1996 . Essa doença emergiu em 1980 e afetou milhares de rebanhos do reino Unido e alguns outros nas cidades européias .
-Haemophilus Influenza ( H5N1 ) : Esse vírus influenza é um conhecido patógeno de pássaros , mas foi isolado de um caso humano pela primeira vez em 1997 . A emergência do vírus influenza ( H5N1 ) em humanos inicialmente encontrou um possível cenário da nova pandemia de influenza esperada , mas o vírus por ser transmitido pobremente , parece ter tido sua dispersão contida em 1997 .


















 













Um comentário: