terça-feira, 30 de novembro de 2010

A humanidade e a natureza.

O que tiramos da natureza

É  da natureza que o homem retira as matérias-primas, como o ferro e a madeira utilizados na produção de inúmeras mercadorias. Isso provoca algumas alterações no espaço natural.
O tempo de recuperação da natureza depende do recuso que dela foi retirado. Certas espécies de árvores, por exemplo, em apenas 10 anos já estão adultas; o petróleo demorou milhões de anos para se formar e por isso sua reposição é praticamente imposível.
Durante bastante tempo, as pessoas pensavam que a natureza era inesgotável e que poderia ser explorada indefinidamente. Foi assim nas planícies norte-americanas, onde a caça-desenfreada extinguiu o bisão, um animal semelhante ao búfalo. O mesmo aconteceu na Mata Atlântica brasileira, onde a exploração excessiva acabou com as madeiras de lei e o pau-brasil.
Esse problema se agravou com o aumento do número de habitantes do mundo e com a elevação do consumo de mercadorias. A recuperação da natureza não é suficientemente rápida para atender a todas necessidades humanas.
Como esse processo não para, torna-se impossível encontrar soluções fáceis que desacelarem a deterioração dos recursos naturais em todo mundo. Além disso, diferentes estudos mostram que, nas próximas décadas, os problemas alimentares da população mundial vão crescer, e a escassez de água potável se tornará comum, devido ao aumento populacional.


Fonte: Apostila Anglo

Nenhum comentário:

Postar um comentário