segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O nascimento da astronomia

A astronomia e suas contribuições

Entender os astros e seus movimentos sempre foi muito importante para a agricultura. Tanto é que as civilizações mesopotâneas no oriente médio, os egípcios na África, e os maias na América Central, que dependiam muito da agricultura, desenvolveram técnicas, iinstrumentos e observatórios bastante refinados para a observação deles.
A capacidade de medir o tempo e registrar os ciclos dos astros (as fases da lua, por exemplo) que os povos antigos foram desenvolvendo foi essencial para a astronomia. Foram criados, por exemplo, calendários, relógios de sol e relógios de água.
A navegação feita orientando-se pela posição dos astros no céu também é uma contribuição da astronomia, que permitia  a localização dos pontos cardeais
No hemisfério Sul, a contelação chamada Cruzeiro do Sul fornece a direção do polo Sul da Terra. Trata-se de uma constelação formada  por cinco estrelas que formam uma cruz no céu. Uma quinta estrela, chamada ''Intrometida'', permite o fácil reconhecimento da constelação.Uma vez localizado o Cruzeiro do Sul, basta acrescentar quatro vezes e meia a distancia do braço maior para encontrar a direção do polo Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário